MECHAS X PROGRESSIVA = O vale da morte dos cabelos.


No meu explicativo sobre as mechas reconstrutivas, eu fiz uma observação sobre um tipo de cabelo que nem usando o melhor e mais seguro método de clareamento, é possível preservar a saúde desse fio, e gostaria de me explicar melhor.
A observação que inseri foi a seguinte:
OBS.: Apenas os cabelos que sofreram processo de alisamento de FORMOL + AMONIA, contida em algumas progressivas como por exemplo: a AGI-MAX, que tem essa formulação, esse cabelo não suporta descoloração, e se parte com o tempo, e mesmo fazendo as mechas reconstrutivas, não se consegue restaurá-lo, e raramente minimizar os danos... Portanto vai aí um alerta pra você: se você tem, ou pretende fazer mecha nos fios, nunca, eu disse NUNCA façam progressiva do tipo AGI-MAX ou similar, não importa se antes ou depois de fazer as mechas, tanto faz, não vai ficar bom, ela enfraquece o cabelo e o faz quebrar todo com o tempo, fuja disso, e se você já fez á muito tempo, informe seu cabeleireiro pois ainda pode ter resíduos nas pontas, e o cabelo vai partir, se não imediatamente, certamente com o tempo.
Endereço desse texto: https://www.facebook.com/notes/dani-toledo/mechas-guy-as-reconstrutivas/701053976614428
O formol, teoricamente, não quebra as pontes dissulfeto e não há amolecimento da fibra como no alisamento convencional. Se houvesse, os cabelos não retornariam à ondulação natural em alguns dias após a aplicação, já que a quebra das ligações dissulfídicas (como nos alisantes) são irreversíveis. É justamente por este motivo que se acreditava que o formol não tinha incompatibilidades químicas.
O formol também atua criando uma capa nos fios, que encobre os estragos presentes na fibra, impermeabilizando-a. O efeito é o mesmo da calda vermelha da maçã do amor: por fora, tudo fica lindo, liso e cheio de brilho. Mas basta uma pequena mordida ou leve pressão para que a cobertura rígida comece a rachar e quebrar. Os fios podem estar completamente danificados, mas, o formol, criando essa capa de queratina irá mascarar os danos. Outra consequência desse enrijecimento é o excesso de oleosidade na raiz, já que a produção sebácea natural do couro cabeludo não consegue percorrer o fio. Segundo alguns especialistas, após várias sessões da escova progressiva, os cabelos podem ficar tão rígidos a ponto de se romperem, pois este isolamento do fio e a retirada total da água do cabelo pode causar um apodrecimento irreversível da fibra interna do cabelo.
Mais informações no link: https://www.facebook.com/notes/dani-toledo/como-o-formol-age-nos-cabelos/701094956610330
Vou exemplificar uma situação muito ocorrida em salões de cabeleireiros:
Um cabelo que foi feito progressiva, clareado com mechas e feito uma segunda progressiva, depois foi colorido com um tonalizante; por exemplo, e depois submetido á uma terceira aplicação de progressiva.
Este fio está claramente saturado de progressivas, e por mais que você trate este cabelo, faça aplicações dos produtos mais fabulosos do mercado, ele não irá reverter o processo de apodrecimento interno, já ocorrido na fibra, por mais bonito que o fio esteja aparentemente.
E se por exemplo um profissional utilizar algum procedimento que abra as cutÍculas do cabelo: um shampoo anti-resíduos, um shampoo tonalizante, uma matização, uma coloração, ele irá mostrar a realidade do fio, irá expor este córtex em efeito de decomposição, e se o profissional utilizar uma descoloração então, onde a abertura da cutícula é muito mais intensa, esse fio sofrerá um corte químico imediatamente.
Aí você me pergunta: Mas Dani Toledo, porque se utilizam tantas progressivas assim indiscriminadamente?
Pura falta de informação! As empresas que se preocupam mais em vender fecham os olhos para os possíveis danos e ficaram anos sem passar estas informações aos profissionais da beleza. Nós tivemos praticamente que descobrir isso sozinho, pois algumas pesquisas científicas levam quase dez anos para se concluírem.
Hoje eu vejo que um cabelo saturado de progressiva, pode ocorrer um corte químico em média dois anos após a primeira aplicação, e se o fio cresce de 1á 2cm por mês, 24 meses, seriam em média 36cm, conte 36cm á partir da raiz do cabelo, passe os dedos e sinta o fio estalando, embaraçando e se partindo, á partir dessa altura, por este motivo alguns cabelos não conseguem atingir o comprimento que se deseja, pois a quebra é muito mais intensa que a velocidade em que o fio nasce.
Perguntam-me, porque o fio não parte imediatamente, quando fazemos uma progressiva?
Eu vou te responder ainda mais, além disso: Se um profissional por acaso errar em um procedimento qualquer, e o cabelo começar á se partir, cair mesmo! Aplicando imediatamente uma progressiva de formol ou similar, este cabelo para de cair, não porque ela recuperou a fibra, mas porque ela MASCARA, temporariamente este cabelo, por dentro ele continuará todo destruído, mas por fora a possa terá uma “cortina” bonita, como eu costumo dizer. E assim que a cutícula se abrir o cabelo começará a se partir novamente, e isso quase sempre ocorre na mão de um próximo profissional, que certamente levará a culpa do ocorrido, sem á ter. E mais uma coisa, esta parte do cabelo que foi danificada, ficará dependente da progressiva, até que o fio se renove.
Então você chegou á conclusão que não se podem usar mais progressivas no cabelo?
Podemos sim, AS QUE NÃO CONTENHAM FORMOL, OU DERIVADOS E NEM SIMILARES DELE, e desde que se tenha em mente, que ela também é um processo de alisamento, diferente dos tioglicolatos e hidróxidos, mas ela também alisa com o tempo. Se uma pessoa quer mudar a textura do fio, podemos utilizar uma progressiva apenas na parte ondulada e crescida do fio, e fazê-la o mais perfeita possível, isto é bem aplicada e bem pranchada, para que este fio não volte á enrolar em pouco tempo. E não devemos realizar uma nova aplicação onde o fio já foi processado, como era de costume. Pode-se repetir a aplicação no fio todo com o espaço mínimo de um ano, a fim de não causar a saturação do fio, e somente se este apresentar uma ondulação.
Meu conselho n°1 é: Faça um teste de mechas e conheça o fio antes de clareá-lo.
Assistam ao vídeo:
https://www.facebook.com/ByDanitoledo/posts/699559440097215?comment_id=700649896654836&offset=0&total_comments=7&ref=notif&notif_t=share_comment

ESTRUTUTA DOS FIOS 








Nenhum comentário, faça o primeiro!