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Por que os Aminoácidos são importantes nos tratamentos capilares?


Os cabelos tem 65 a 90% de sua composição na forma de proteínas. Estas por sua vez são produzidas por nossas células do couro cabeludo usando como matéria-prima os Aminoácidos. Nem todos os Aminoácidos conhecidos estão presentes nos cabelos, porém, para que possamos ter cabelos mais fortes, saudáveis e para colaborar na redução da queda os Aminoácidos podem ser fundamentais.
 
São aminoácidos presentes nos cabelos: Lisina, Ácido Glutâmico, Metionina, Histidina, Prolina, Isoleucina, Arginina Glicina, Leucina, Ácido Aspártico, Alanina, Tirosina, Treonina, Cistina, Fenilalanina, Serina, Valina
 
Deficiências nutricionais, e agressões aos fios (clima, química, secador e chapa, água do mar ou piscina), são os maiores causadores de problemas capilares que evoluem com redução da produção ou da quantidade das proteínas dos cabelos.
 
Muitos problemas de queda de cabelo se beneficiam com o uso de Aminoácidos, desde quedas mais simples, como as causadas por estresse, até quedas de tratamento mais prolongado como as genéticas ou causados por motivos variados.
 
A reposição de Aminoácidos, seja por via oral seja por via tópica (aplicação direta nos fios ou no couro cabeludo), é de grande valia para a recuperação capilar e ajuda a corrigir e melhorar quadros de cabelos fracos, finos, quebradiços ou de couros cabeludos que vem sofrendo com a queda capilar.
 
Mais do que a simples utilização, a continuidade do uso permite resultados mais consistentes quando os aminoácidos são prescritos. Isto porque, os benefícios que estes trazem aos cabelos poderão ser vistos gradativamente, à medida que os cabelos crescem a partir do couro cabeludo, substituindo os cabelos que previamente estavam finos, fracos quebradiços ou caindo mais do que o normal.
 
Aminoácidos e suas formas de Apresentação:
 
Por via Oral
- Servem de matéria-prima para a construção de um cabelo mais forte e saudável. Ajuda e reduzir a os danos causados pelas agressões aos fios, diminui a incidência de problemas capilares de origem nutricional e engrossam cabelos que sofrem com o afinamento. Suas melhores indicações são a de reduzir a queda capilar, reforçar o fio de cabelo a partir de sua raiz e impedir danos causados por agressões aos cabelos.
 
Por via tópica - Produtos de Aplicação no Couro Cabeludo
- Além de colaborarem com a melhora da qualidade da pele do couro cabeludo que se beneficia com aminoácidos de aplicação localizada, os cabelos poderão evoluir com melhora muito parecida com a que observamos com o uso dos Aminoácidos por via oral. Suas melhores indicações são a de reduzir a queda capilar, reforçar o fio de cabelo a partir de sua raiz e impedir danos causados por agressões aos cabelos.
 
Por via tópica ? Produtos de aplicação nos fios de cabelo
- Produtos de aplicação nos fios de cabelo que tenham aminoácidos na sua composição são mais eficazes quando não são enxaguados. Estes produtos, quando aplicados nos fios de cabelo conseguem reparar danos da cutícula e do córtex do cabelo pois penetram nos fios e se incorporam à sua estrutura.
Suas principais indicações são: cabelos secos e quebradiços, com pontas duplas, que sofreram agressões da química ou de altas temperaturas (chapa e secador), e cabelos de pessoas que freqüentam piscina e praia com freqüência.
 
Com que freqüência devo usar Aminoácidos para tratar problemas capilares?
- Os produtos com Aminoácidos devem ser usados de acordo com a orientação médica. Os de uso oral poderão ser indicados para serem tomadas 1, 2 ou 3 doses ao dia. Os de aplicação no couro cabeludo ou nos fios devem ser aplicados normalmente 1x ao dia, após lavar os cabelos e não devem ser enxaguados.
 
Além dos aminoácidos prescritos onde posso encontrar outras fontes de aminoácidos?
- Alimentos ricos em proteínas são boas fontes de aminoácidos.
Em quantidades moderadas: Carnes Magras de Gado Bovino (compatível com um bife médio ? 100g) Peixes (preferencialmente os de água fria ? Salmão, bacalhau, sardinha, atum) Frango (preferencialmente o peito de frango) Ovos (no máximo 2 por semana) Leite (pelo menos 1 copo ao dia) Laticínios (queijo brancos, iogurte, coalhada) Grãos (feijão, lentilha, ervilha)


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