Reposição de queratina para o cabelo ficar mais forte.

A queratina é uma proteína fibrosa que constitui diversas partes do corpo humano, entre elas, os cabelos e unhas. Formada por aminoácidos, representa cerca de 90% do fio, é responsável pela integridade dos cabelos e, por isso é usada em diversos tratamentos capilares em salões de beleza. Funciona como uma proteção e preenchimento das falhas ocasionadas por processos externos ou deficiência orgânica.

No livro "Dicionário de Ingredientes de Produtos para Cuidados com Cabelo", o autor John Halal destaca que "os aminoácidos da queratina podem ser produzidos a partir de cabelos humanos e também de lã, assim como de chifres e penas de animais", o que significa que diferentes fontes podem produzir diferentes misturas de aminoácidos.
A falta dessa proteína pode ser ocasionada por excesso de química, sol, chapinha, secador e poluição. Com a ação desses "inimigos", as escamas superficiais do cabelo se abrem, deixando a camada interna exposta, o que resulta em perda de água, nutrientes e queratina.
A agressão diária aos fios resulta cabelos quebradiços, sem brilho e com elasticidade preocupante. Para recuperá-los, o que não faltam são tratamentos para reposição de queratina, como por exemplo, a Selagem, Nanoqueratização e Hidroqueratização Fotônica, mas é muito importante consultar um profissional para saber qual é o tipo de tratamento adequado para a carência do seu cabelo.

Como todo excesso, o da queratina também é prejudicial. Os fios enrijecem, o que pode causar ressecamento, opacidade, quebra e perda nos movimentos naturais dos cabelos. Especialistas recomendam utilizá-la com cautela e ter muito cuidado na hora de comprar qualquer produto que prometa restauração com essa substância, eu recomendo o uso de produtos com qualidade comprovada, como a queratinização da loreal com o sistema Vapo.Fusion. Você já conhece?

Ele repõe uma queratina de altíssima qualidade nos fios, e garante preencher as mínimas fissuras do fio. É utilizado a linha de produtos da X-Tenso, e uma prancha especial, criada em parceria da L'Oréal com a Arno, e todo uma gama de tratamentos pode ser feita com esta prancha.
Falarei mais sobre ela no próximo post.


Vejamos algumas perguntas frequentes no salão:

Se o cabelo perder queratina, tem solução?
Sim, o processo pode ser demorado , e muitas vezes caro , mas dá sim para reverter esta situação .

Como saber se o cabelo necessita de reposição de massa ?
Ele aparenta estar elástico, chiclete, borracha, emborrachado, igual miojo( perdeu queratina ), poroso, áspero, quebradiço e sem brilho, difícil para pentear, embaraçando muito e só fica ajeitado se fizer escova .

O que fazer ?
Devemos manter uma rotina de cuidados e procurar os melhores produtos para reposição de massa, devemos escolher aqueles que possuem aminoácidos, vitaminas, proteínas, ômega 3 e 6, entre outros.

Quantas vezes é necessário fazer para recuperar os fios ?
Os cabelos irão melhorando gradativamente, pode demorar meses dependendo do estrago nos fios, você notará a cada dia o progresso dele, e poderá enfim descontinuar o tratamento quando o cabelo voltar a sua forma anterior.

Nenhum comentário, faça o primeiro!